quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Compesa anuncia alteração no Calendário de Abastecimento de Taquaritinga do Norte

 

Barragem de Mateus Vieira

A estiagem que atinge o município de Taquaritinga do Norte, no Agreste do Estado, exigiu da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) uma mudança no cronograma de fornecimento de água do município, com o objetivo de preservar o volume do manancial Mateus Vieira. A partir desta segunda-feira (01), a sede do município passará a ser atendida dez dias com água e vinte dias sem. Também ocorrerá a suspensão do abastecimento nos bairros Silva de Cima, Silva de Baixo e Zamba, concentrando o fornecimento no centro, que possui maior concentração de prédios públicos. Para minimizar o impacto para a população, a Compesa fará o reforço do abastecimento via carro-pipa.

“Com o volume atual do manancial Mateus Vieira, é necessário implantar este novo calendário em Taquaritinga do Norte para assegurar o abastecimento da população, até meados de maio de 2021, quando se inicia o período de chuvas. O manancial tem capacidade total de 2,7 milhões de metros cúbicos, mas está com apenas 125 mil”, explica o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Bruno Adelino.

Duas obras de grande porte estão em andamento para fornecer maior segurança hídrica ao município de Taquaritinga do Norte: a Adutora do Agreste e a Adutora do Alto Capibaribe. Esta última segue com obras avançando, com previsão de conclusão este ano, ofertando água do São Francisco para a região. Já a Adutora do Agreste (Lote 4) também está com obras adiantadas e possui uma derivação que transportará água até o sistema produtor de Mateus Vieira e, consequentemente, até a sede do município de Taquaritinga do Norte.

Fonte: COMPESA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário